Mensagem de Boas-vindas

Seja bem-vindo à página oficial do Consulado-Geral de Portugal em Vancouver. Esta página pretende oferecer um acesso rápido e facilitado aos serviços prestados neste posto consular.

A interação com a comunidade portuguesa residente na área de jurisdição do Consulado-Geral é, para nós, importante. Convidamo-lo, por isso, a participar na atualização desta página através do envio de sugestões ou de outras informações que possam contribuir para a melhoria dos serviços consulares, para a promoção da imagem de Portugal e para a defesa e promoção dos interesses dos portugueses.

Estamos também presentes na rede social Facebook, onde poderá seguir a nossa atividade.

20171031 144807 orig 2

Mais notíciasNotícias

Com o objetivo de prestar informação aos emigrantes portugueses que quiserem viajar para Portugal no período estival, sugere-se leitura deste folheto.

Recomenda-se também a leitura atenta das Perguntas Frequentes (FAQ's) sobre as viagens para Portugal.

Recorda-se que o Ministério dos Negócios Estrangeiros dá apoio aos viajantes portugueses através do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia (+ 351 217 929 714 | + 351 961 706 472 | gec@mne.pt).

Leia o documento “Portugal e a Promoção e Proteção dos Direitos Humanos em Tempos de Pandemia de COVID-19”

"Este documento pretende sistematizar as principais medidas tomadas no contexto da pandemia na ótica da promoção e da proteção dos direitos humanos, servindo de fonte de informação nesta matéria" - Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos.

capa documento pandemia covid 19 julho 2020

Em 2020 assinalam-se os 80 anos sobre o salvamento pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, de milhares de homens, mulheres e crianças, muitos deles judeus. Comemoram-se também os 75 anos da assinatura da Carta das Nações Unidas e da criação da Organização das Nações Unidas (ONU), os 65 anos da adesão de Portugal à ONU e os 75 anos do início dos Julgamentos de Nuremberga.

Por Despacho n.º 3687/2020 da Presidência do Conselho de Ministros, Negócios Estrangeiros, Finanças, Justiça, Modernização do Estado e da Administração Pública, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61/2020, de 26 de março de 2020, foi criado um grupo de trabalho interministerial para a elaboração de um programa nacional em torno da memória do Holocausto, que articule iniciativas do Estado e da sociedade civil e cubra as dimensões de homenagem cívica, educação e pedagogia, investigação e divulgação e preservação patrimonial e museológica.

Homenagem ao cônsul Artistides Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, 2013 NUNO ALEXANDRE MENDES / ARQUIVO

O Governo reconhece que é fundamental homenagear e divulgar a ação de Aristides de Sousa Mendes e de outros portugueses que apoiaram vítimas do Holocausto, bem como dar a conhecer as vítimas portuguesas do universo concentracionário nazi. Por outro lado, o Programa do XXII Governo Constitucional estabelece que o combate à discriminação é uma condição para a construção de um futuro sustentável para Portugal enquanto país que realiza efetivamente os Direitos Humanos e que assegura plenamente a participação de todos no espaço público.

Neste sentido, considera-se ser pertinente e oportuna a comemoração destas importantes efemérides, como ocasiões simbólicas para fomentar a memória do Holocausto, promover a prevenção e o combate a todas as formas de discriminação, antissemitismo, xenofobia, racismo, homofobia e outras de desrespeito pela dignidade humana e divulgar a importância das organizações internacionais no quadro do direito internacional público e da convivência pacífica no seio da comunidade internacional.

Para mais informação, o Projeto Nunca Esquecer (Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto) encontra-se disponível em: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/136600049/details/maximized.

 

A internacionalização do ensino superior português e o Programa “Estudar e Investigar em Portugal” incluem a dimensão da captação de estudantes emigrantes e lusodescendentes para as instituições portuguesas de ensino superior.

Para o ano letivo de 2020-2021, foi aqui preparado, um conjunto de ações de informação e sensibilização das comunidades portuguesas e lusodescendentes nos países onde têm maior presença e expressão.

O contexto foi, necessariamente, adaptado à atual situação pandémica e condicionalismos que lhe são inerentes. Por um lado, foi adiado o calendário do Concurso Nacional de Acesso, cuja primeira fase decorrerá entre 7 e 23 de agosto; por outro lado, a campanha de informação assentará exclusivamente na divulgação de conteúdos digitais elaborados pela Direção-Geral do Ensino Superior, nomeadamente o folheto informativo que poderá ser descarregado em https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/study_researchv2_compressed_5.pdf.

O folheto contém os contactos para obtenção de informação adicional e esclarecimento de dúvidas, destaca as oportunidades proporcionados pelo ensino superior português, veicula informação prática relevante para o acesso ao mesmo e sublinha alguns dos benefícios e vantagens oferecidos pelo nosso país a quem vem frequentar graus académicos e cursos profissionais.

Mais informação encontra-se igualmente disponível na ligação https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam.

1

Agendamentos online

agendamentoonline 1

Vistos

vistosonline 1

Contactos

Suite 920-925 West Georgia Street
Vancouver
B.C. V6C 3L2

+(1 604) 688 65 14
consulado.vancouver@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

oceanos logotipo